Menu principal
 

Informações Gerais

Denominação do Curso: Superior de Bacharelado em Sistemas de Informação
Titulação: Bacharel em Sistemas de Informação
Modalidade: Ensino presencial
Turno: Matutino
Períodos: 8 semestres (4 anos)
Carga horária total: 3.000 horas
Atividades acadêmicas: 2.460 horas
Estágio: 270 horas
Atividades complementares: 270 horas
Número de vagas: 40 vagas anuais

Apresentação

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação está em sintonia com o espírito inovador do Instituto Federal Catarinense, visando suprir a carência de mercado na formação de profissionais para atuarem nesta área. Focado nesse aspecto, o curso oferecido pelo Instituto Federal Catarinense – Câmpus Araquari tem a característica formar profissionais aptos ao planejamento, aquisição e gerenciamento de serviços e recursos da Tecnologia da Informação e Computação aplicados ao desenvolvimento e à evolução de sistemas e infraestruturas de automatização dos processos organizacionais.

Diferenciais do Curso

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem por missão formar profissionais com amplo conhecimento em programação, análise de requisitos para o desenvolvimento e gestão em sistemas de informação. Como diferencial, o curso visa atender a demanda de mercado, pois é necessário ao profissional de informática ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos e se adaptar rapidamente às mudanças em seu contexto de atuação, sem perder de vista as necessidades de seus clientes. Por isso, formam-se profissionais capazes de desenvolver e implementar soluções técnicas de informática na automatização dos processos corporativos, contribuindo para a geração de informação de qualidade.

Atuação Profissional

É necessário que o egresso tenha condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças por meio da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas. Desta forma, poderá:

  • Desenvolver sistemas de informação: desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador de sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas de informação, gerente de projetos de sistemas de informação, consultor/auditor em desenvolvimento de sistemas de informação.
  • Atuar na infraestrutura de tecnologia da informação: desempenhar funções como analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de redes de computadores, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infraestrutura, entre outros.
  • Atuar na gestão de Sistemas de Informação: poderá atuar como gestor de sistemas de informação, consultor/auditor em gestão de sistemas de informação, entre outros.